terça-feira, 14 de outubro de 2008

Lula, Imperador do Brasil

Artigo publicado no jornal “A Gazeta” de 03/05/06
Em 03/05/06 no site 24horasnews
www.24horasnews.com.br/evc/index.php?mat=1058
Em 03/05/06 no site Matogrossoonline www.matogrossoonline.com.br/artigo.php?id=60050

Num de meus devaneios, vislumbrei uma situação que a princípio pode parecer absurda, mas após reflexão vi que seria uma ótima alternativa para o Brasil: proponho que nosso país seja transformado numa Monarquia e que Lula seja declarado Imperador do Brasil.

Lula carrega um carisma enorme, é só verificar o alto índice de aprovação, mesmo após denúncias confirmadas de corrupção envolvendo altos escalões do governo. E não é somente quem recebe esmolas sociais que aprova o governo petista, não é raro encontrar pessoas que lêem revistas e jornais afirmando que a corrupção não existiu, que o governo é uma maravilha e que a “elite”, a “direita” e outros monstros do mau é que inventam coisas contra o governo.

Mesmo que para mim e para muitos Lula cause repugnância, o presidente tem enorme respeito e prestígio dentro e fora do país. Por que não aproveitar isso para algo positivo? Que tal colocar o Rei Lula sentado num trono ou passeando e acenando para seus súditos? Seria bem menos prejudicial do que deixá-lo (des)governando e possibilitando a criação de quadrilhas nas várias instâncias do governo.

Seria uma dupla perfeita: um presidente de verdade, que fosse capaz, trabalhador, moderno e inteligente e o Rei Lula como uma figura decorativa, que ficasse impossibilitado de exercer quaisquer funções executivas ou mesmo de indicação a “nenhunzinho” cargo sequer. Lula teria apenas a função de não se opor ao governo e de respeitar as leis brasileiras. Pronto, o país só teria frutos a colher, aproveitaríamos a competência de um presidente de verdade com a desenvoltura de um Rei para visitar países, tirar fotos com roqueiros famosos, entrevistar cosmonautas, tirar fotos tapando buracos em rodovias, ser filmado com a mão suja de petróleo e outras técnicas populistas de marketing.

Talvez Lula, tornando-se Rei, poderíamos até realizar a vontade que o presidente demonstrou ao querer ir para o espaço. Aos supersticiosos, tenho a acrescentar que presidente atual carrega uma boa dose de sorte, afinal em sua gestão não pegou nenhuma crise internacional para balançar as estruturas da economia. Lula manteria seu “pé-quente” no governo, mas seria apenas uma figura decorativa, onde não fizesse diferença se ele não teve instrução, de nunca ter lido um livro sequer e ainda orgulhar-se por isso, que não atrapalhasse o fato dele não ter experiência administrativa alguma em sua “carreira” até exercer a função mais importante do país.

Fica aqui a minha sugestão para nosso país, e que nas próximas eleições possamos escolher alguém que realmente venha suprir os requisitos essenciais que o cargo de um presidente requer.

Nenhum comentário: