quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Filme: O Doador de Memórias

Carnaval é tempo de... assistir filme. Sem muito pesquisar ou mesmo ter grandes expectativas a minha escolha foi "O Doador de Memórias". 


Um alerta! Irei comentar sobre o filme e poderei ser spoiler ou mesmo antecipar opinião sobre o filme. Então aos mais sensíveis: NÃO CONTINUE A LEITURA ANTES DE ASSISTIR O FILME!

Confesso que não costumo gostar de ficções futuristas, então seria um ponto para que não gostasse desse filme, porém não foi o que ocorreu. Ok, não considero essa película uma obra de arte, mas achei bastante interessante e totalmente válida.

Mais outro aviso: quem não assistiu, pare de ler. Vamos de spoiler! A estória se passa num futuro em que se aplica a igualdade entre os cidadãos. Ahhhh, os comunistas e socialistas de plantão já devem ter começado a preparar os rojões para comemorar. A princípio realmente tudo parece lindo e justo, a utopia parece exequível e gostosa!

Porém no decorrer dos fatos vai aparecendo algumas mazelas desse regime político: não se poder utilizar o cérebro, não há liberdade para pensar, ser criativo, expressar opiniões, fazer escolhas e buscar conhecimento. Exatamente como ocorre em países que optam pela guinada à esquerda, porém na vida real há diversas outros "percalços" que a ficção não apresentou: miséria, produtos e serviços ruins e caros e desigualdade (os governantes possuem enormes privilégios).

Voltando ao filme: Mesmo que no filme mostre lindas paisagens, civilizações sem violência, etc. A liberdade de escolhas e expressão é gravemente ferida. Também é relatado de maneira menos direta que a igualdade só poderia ocorrer se realmente os seres humanos fossem exatamente iguais: mesma altura, mesma estética, mesma inteligência, mesma força de vontade, mesma criatividade, etc. Situação que não condiz com a vida real.

Voltando à realidade: Imagino que alguns ainda estejam sonhando e ansiando por tipos de regimes igualitários, dizendo que preferiam algo semelhante à civilização mostrada no filme do que ocorre em países capitalistas. Acho que o verbo preferir é de suma importância e para que isso ocorra deve existir escolhas. Situações não permitidas nesse tipo de regime (preferência e escolha)

Da mesma maneira que alguns dizem que o comunismo na plenitude nunca existiu, também pode-se afirmar o mesmo sobre liberalismo (capitalismo), pois sempre ocorreram interferência de governantes que sucumbiram à grupos econômicos fortes ou escolhas de burocratas. Porém a história mostra que entre o comunismo e capitalismo "possíveis" (que já vivenciamos), ninguém em sã consciência optaria por escolher a Coréia do Norte ao invés da Coréia do Sul, ou a antiga Alemanha Oriental ao invés da antiga Alemanha Ocidental (antes da queda do muro de Berlim), ou mesmo Cuba ao invés dos Estados Unidos.


RESUMINDO SEM RODEIOS: Enquanto houver indivíduos que sonham por coisas inexequíveis, a sociedade perderá tempo e estará suscetível à crápulas inescrupulosos que tentarão se beneficiar vendendo ilusões aos que não possuem noções de economia ou mesmo conhecem a história.

Nenhum comentário: