sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Oportunidades para Cuiabá

Artigo publicado em 15/09/09 no site www.olhardireto.com.br, em 16/09/09 no jornal Folha do Estado.

Cuiabá foi escolhida para ser uma das sub-sedes da Copa de 2014 e estamos concorrendo para transformar a capital de Mato Grosso numa cidade mais próspera, pujante e com melhor qualidade de vida.

Ainda não é hora para festejar, afinal oportunidade nunca foi sinônimo de sucesso garantido. Se Cuiabá ou qualquer outra sub-sede não seguir rigorosamente alguns requisitos estabelecidos pela Fifa, e constantemente avaliados ao longo dos anos que nos separam do grande evento, haverá a possibilidade de ser excluída de sediar a Copa.

Sediar um evento dessa magnitude significa, também, pegar carona para alavancar o desenvolvimento. Barcelona é um exemplo de cidade que aproveitou as Olimpíadas (1992) para promover o turismo e prosperidade da região. De uma cidade pacata e com diversos problemas, passou a ser das cidades mais visitadas e charmosas da Europa.

Não dá para esconder debaixo do tapete os diversos problemas que a capital mato-grossense possui, não só no quesito infra-estrutura, como também na parte de civilidade, sociabilidade, amabilidade e profissionalismo dos anfitriões. Gringos gostam de alegria, aconchego e informalidade, mas não costumam achar graça nenhuma em sujeira, buracos nas ruas, trânsito maluco, transporte público deficiente, violência, etc. Se Cuiabá pretende ser um futuro pólo turístico, teremos que melhorar em muitos aspectos.

A corrida contra o tempo já começou e é de se desejar que a cobiça de alguns políticos, as rivalidades partidárias, os egos ávidos por notoriedade e, é claro, os conchavos contratuais não inviabilizem a realização das obras e a adoção de providências necessárias ao cumprimento do cronograma estabelecido.

Estive recentemente em Curitiba, e por lá ninguém comenta a escolha da cidade para ser uma sub-sede. Não que os curitibanos estejam indiferentes à escolha, mas a capital paranaense já recebe grande visitação de turistas e é considerada uma das mais organizadas do país. A lição de casa já vem sendo feita nas últimas décadas. Curitiba somente necessitará de alguns pequenos ajustes e já estará pronta para receber e agradar os exigentes turistas estrangeiros.

Da nossa parte, só com planejamento, investimentos, organização, seriedade e muito trabalho é que poderemos comemorar a escolha como certa e garantida. Por ora, adiemos a comemoração e trabalhemos.

Nenhum comentário: