quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Gestão em Treinamento

Artigo publicado no jornal Folha do Estado em 07/04/08

É de conhecimento de empresários e administradores que mudanças tecnológicas e de gestão acontecem a todo o momento, e o que dá certo hoje pode não dar certo amanhã. A única certeza é a de que mudanças acorrem e sempre ocorrerão.

Inovações, por vezes, passam despercebidas, fazendo com que o sucesso do passado não permita analisar um novo cenário. Ninguém aparece para um empresário e diz: “Olha, você tem que mudar, isso já não dará mais certo”. E mesmo que isso ocorra, haverá desconfiança e resistência.

Quem ainda compra uma máquina de escrever? Quem ainda não se deixou seduzir pela facilidade dos celulares? Quem ainda não utilizou o computador para tirar extrato bancário, fazer pesquisas, realizar compras e fazer uso de outras facilidades? Essas mudanças de hábito e de consumo não ocorreram do dia para a noite, mas, sim, por meio de pequenas rupturas até fazer parte do dia-a-dia.

Gestão significa gerir, administrar. Provavelmente a palavra termina num sufixo aumentativo devido à importância do ato, podendo-se, em tom de trocadilho, dizer que se assim não fosse seria “gestinho”. No mundo empresarial, há gestão de caixa, compras, marketing, pessoas, etc. Nenhum dos ramos da administração tem baixo fator de importância, mas é com a gestão de pessoas que se consegue uma legião de excelentes resultados nos diversos departamentos da organização.

Apesar da grande importância da qualificação, poucos empresários despendem tempo e esforços para conhecer, detectar e treinar o capital humano da empresa. Num fórum promovido pela CDL-Cuiabá (Câmara dos Dirigentes Lojistas), um dos presentes destacou a importância de o empresário servir de espelho para os colaboradores. Se há ética, lealdade e respeito por parte do empresário para com os colaboradores, essas premissas tenderão a ser passadas aos clientes. Em educação, seja no âmbito familiar ou empresarial, não existe o "faça o que eu digo, não faça o que eu faço". Se quiser respeito, tem que respeitar; se quiser lealdade, tem que ser leal.

A importância do treinamento e engajamento dos responsáveis pelas decisões da empresa é de suma importância para manter uma exímia equipe, “faixas-pretas” em atendimento, relacionamento com clientes, estratégias de marketing, recrutamento e seleção, logística apurada, etc.

Qualificação não se consegue somente pagando um curso uma vez por semestre para alguns funcionários. Significa detectar deficiências e, a partir desta constatação, analisar o que pode ser melhorado. Implica em pesquisar instituições que ministrem bons cursos, verificar quem deve participar destes e cobrar do participante que repasse o conhecimento aos demais. Para aproveitamento pleno, é necessário verificar o que foi aprendido e o quê, quando e quem pode implantar novos processos e realizar o acompanhamento periódico.

Hoje se consegue comprar tecnologia, equipamentos modernos e softwares. O diferencial competitivo se dará no capital humano, na sua qualificação, que será o grande plus que separará empresas lucrativas e duradouras de parte das empresas que engrossam os obituários corporativos.

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