terça-feira, 14 de outubro de 2008

Desrespeito aos Pedestres

Este não é um artigo, e sim uma reclamação que enviei para a SMTU em 03/04/06. Publicado no jornal Mato Grosso on-line www.matogrossoonline.com.br/artigo.php?id=57274

Além de motorista, sou pedestre grande parte do tempo em que transito em nossa cidade. Há tempos venho observando o aumento do desrespeito aos pedestres por grande parte dos motoristas. E, o que é pior, com a complacência do Estado em não fiscalizar e deixar de punir o descumprimento as leis de trânsito.

Em alguns pontos de nossa cidade, é bastante comum motoristas estacionarem em cima da calçada ou em faixas de pedestres. É um absurdo o pedestre ser obrigado a se deslocar pelas ruas e avenidas da cidade, pois folgados utilizam calçada como estacionamento. Isso quando não há bares, lanchonetes e padarias que ocupam todo a calçada com mesas como se fosse extensão da propriedade particular.

Essa situação muito me aborrece, e infelizmente nada posso fazer a não ser continuar a ficar zigue-zagueando entre calçada e rua para me locomover. Onde está o bom senso dos motoristas? Onde está a fiscalização para instruir e punir os que desrespeitam as leis?

Para completar, gostaria de salientar que quase não se vê pessoas com deficiência de locomoção nas ruas de Cuiabá. Isso ocorre não pelo fato de não existirem portadores de deficiência, mas porque simplesmente é impossível a locomoção de um deficiente físico em nossa cidade. Como se já não bastasse o pouco acesso com rampas, poucas calçadas sem desníveis ou obstáculos e ainda há os maus motoristas com a maior falta de respeito, o que termina por “proibir” o acesso de indivíduos com necessidades especiais.

Termino lamentando o desrespeito à liberdade de ir e vir de alguns, e tendo a expectativa que algum dia todos possamos transitar sem desrespeito, e que quem faz receba a devida punição.

Nenhum comentário: