terça-feira, 14 de outubro de 2008

Candidato dos meu sonhos

Artigo escrito em agosto de 2004

Eu me lembro de quando eu era criança, quando, nas aulas de português, vez por outra tinha tarefa elaborar uma redação sobre algum tema simplório. Quem nunca fez uma redação com o tema “Minhas férias”, ou “Minha família”? Pois é, lembrando dessa época me fez refletir sobre o tema “O candidato dos meus sonhos”.

Talvez o candidato dos meus sonhos pouco se diferencie do que a grande maioria idealiza, mas por que será que é tão difícil achar um candidato que preencha a maioria dos requisitos?

Bom, vou compartilhar o candidato dos meus sonhos para ver se difere muito do seu. A primeira característica que vem à mente da maioria refere-se à honestidade, como se isso fosse uma qualidade extraordinária. Honestidade é uma obrigação que todos os candidatos e cidadãos deveriam ter em sua vida pessoal e pública, é a base da convivência em sociedade e respeito com o coletivo.

O candidato dos meus sonhos deve saber respeitar a diversidade de idéias e também respeitar o meio ambiente. Deve ter consciência de que os recursos ambientais são finitos e escassos. Não é o que se vê nas campanhas, em que árvores são destruídas para ser transformadas em papel e ter a foto e o ego dos candidatos impresso. Depois esse mesmo material entulha ruas e rios de nosso querido planeta. Além da poluição visual dos cartazes espalhados em postes, onde está o respeito ao cidadão? Quero lembrar aos sujões, que nem sempre o mais porcalhão é o eleito.

Meu candidato deve fazer uma campanha limpa e com pouco recurso financeiro. Não acredito em jantares grátis e nem mais em Papai Noel. De onde vem o volume de dinheiro das campanhas milionárias? Também não acredito em candidatos que ocupam parte do seu tempo no horário gratuito apenas criticando os adversários. Quero ouvir propostas, propostas concretas e realizáveis.

Saber respeitar leis é uma característica primordial, desde leis de trânsito, plano diretor de desenvolvimento urbano, leis municipais, estaduais, federais, leis orçamentárias e outras. Afinal, sem ordem não há progresso. Meu candidato deve combater com afinco a impunidade. Quem não se lembra de uma dupla baiana que recentemente burlou o sistema de votação no senado? E absurdamente foram sucessos nas urnas após esse episódio.
Coragem, idéias e iniciativa para implementação de mudanças são características essenciais. Meu candidato dos sonhos deve ter capacidade para motivar e montar equipes excelentes, ele deve ser um disseminador de atitudes corretas.

O número e o tamanho das promessas do meu candidato é irrelevante. De preferência que nem faça promessas. Não acredito mais em promessas de políticos e candidatos, o que eu acredito é num plano de governo viável e bem elaborado, acredito em idéias sérias e realizáveis. Por que ao invés de promessas os candidatos não fazem um juramento, mas um juramento que irão respeitar e trabalhar arduamente e não ficar prometendo construir casas, escolas, acabarem com a fome e a guerra no mundo.

E por fim meu candidato deve ter um plano de longo prazo, um plano que vá inclusive beneficiar seus sucessores, mesmo que de outro partido político. Isso se traduz em investimento maciço e eficaz principalmente em educação. Acredito que com uma melhor educação ocorra diminuição da pobreza, do desnível social, da violência e que trará real crescimento da região.

Sempre valorizei muito o meu voto em todas eleições, procuro sempre analisar todos os candidatos, suas propostas e também sempre procuro acompanhar o nível das campanhas para, só então, escolher meu candidato. Nem sempre é uma escolha fácil, mas quase sempre o escolhido está muito longe de ser o candidato dos meus sonhos.

Nenhum comentário: