terça-feira, 14 de outubro de 2008

Lula X FHC

Artigo publicado no jornal Folha do Estado de 21/03/06 e publicado parcialmente no jornal A Gazeta de 25/03/06.

O início das campanhas presidenciais é carregado de troca de farpas e comparações entre o ex-presidente tucano e o atual presidente petista. Fico indignado com algumas bobagens que são proferidas de ambas as partes, mas, como sou um admirador do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, e por não gostar de injustiças, gostaria de tentar esclarecer alguns pontos.

Primeiro vale ressaltar que comparações entre os dois governos são meio sem nexo, pois, apesar das proximidades das gestões, os presidentes pegaram cenários internos e externos diferentes. Uma grande injustiça que vejo é comparar os números e índices econômicos das duas gestões. Ocorre que no último ano de FHC (2002) houve uma enorme fuga de capital do país, ocorreu também um aumento inflacionário decorrente do receio do que poderia ser o governo Lula. Isso sem mencionar o ataque terrorista em 2001, que fez a economia mundial estremecer e estagnar nos anos que seguiram.

Mas, mesmo que se ignore esses fatos citados anteriormente, alguns petistas comemoram e fazem questão de divulgar números de crescimento econômico. Realmente, se pegarmos valores absolutos, o governo do PT se sai melhor até a presente data; mas se compararmos a diferença do crescimento econômico nacional com a média de crescimento mundial, os números do governo FHC são melhores, mesmo levando em conta o trágico ano de 2002.

Só para ilustrar, o Brasil teve em 2005 um crescimento do PIB de 2,3%, se analisarmos esse número isoladamente poderemos ter como positivo esse crescimento. Só que o Brasil teve o segundo menor crescimento da América Latina no ano passado, perdeu apenas para o Haiti, que se encontrava em guerra civil. A média mundial de crescimento do PIB em 2005 foi de 4,3%, mesma média da América Latina. O Brasil ficou distante dos países classificados como emergentes, onde vários tiveram crescimento acima de 6%.

Aproveito para destacar um ponto em que o ex-presidente tucano foi irrepreensível em sua conduta: em sua gestão, o ex-presidente preparou uma passagem de governo do mais alto nível e serenidade, coisa rara entre opositores. A maturidade de FHC na transição proporcionou que a economia não desandasse mais do que já estava ocorrendo, e propiciou uma rápida recuperação da economia no início do governo petista. Esse fato também afetou - mas de maneira positiva - os números da gestão Lula, visto que o PT pegou alguns índices econômicos péssimos (devido aos fatos citados anteriormente). Acompanhando as metáforas lulísticas, seria como se um bom time tivesse caído para a terceira divisão. Com pouco esforço consegue-se que ele suba para a segunda divisão. Querer ignorar esses fatos é uma injustiça, é distorcer a história e os fatos de nosso país.

Vale lembrar que, apesar de meus comentários e da minha admiração por FHC, não sou um fã incondicional. Não acho FHC uma pessoa sem falhas, nem que sua gestão tenha sido perfeita. A meu ver FHC cometeu erros, e sou capaz de assumir e identificar alguns. Mas que justiça seja feita.

Nenhum comentário: